Início » O que é OpenMediavault? Essa solução de armazenamento Linux vale a pena?

O que é OpenMediavault? Essa solução de armazenamento Linux vale a pena?

por webmaster

OpenMediaVault

 

OpenMediaVault é um sistema operacional baseado em Debian (Linux) utilizado para montagem e gerenciamento de sistemas de armazenamento em rede para uso doméstico. Popular por ser um software de código aberto (download gratuito), o OMV é utilizado em residências e pequenas empresas, sendo reconhecido pela simplicidade e suporte aos principais serviços de rede (SSH, FTP, SMB / CIFS, Rsync, etc.).

Além disso, o OpenMediaVault também permite arranjos de discos, gerenciamento de volumes lógicos, verificações SMART em discos, notificações por email, agregação de links e possui alguns plugins para recursos adicionais.

 

Um NAS baseado em Linux Grátis

Por ser um NAS open source e poder ser instalado em praticamente qualquer tipo de plataforma de hardware (como antigos PCs ou servidores), o software OpenMediaVault ganhou popularidade rapidamente, pois possibilita centralizar e compartilhar dados em qualquer rede local doméstica. Mas como qualquer outro software NAS Linux de distribuição gratuita, o outro lado da moeda é que OMV exige um bom conhecimento de Linux para ser instalado, por isso nem sempre seus instaladores fazem isso corretamente.

Por ser voltado para uso residencial, o software não possui recursos como o sistema de arquivos ZFS, voltado para administradores de TI e presente no FreeNAS. Apesar disso, o OMV permite a instalação do ZFS através da instalação de plug-in e deve ser considerado, pois proporciona uma melhor integração de hardware e software, arranjos de discos mais sofisticados e altamente tolerantes a falha (RAID-Z), snapshots e outros recursos de servidores de arquivos profissionais.

 

OpenMediaVault com plug-in ZFS

A instalação do OpenMediaVault

Além de um servidor de arquivos em rede com suporte a protocolos como CIFS(Samba), FTP, NFS, rsync e AFP, o OpenMediaVault suporta serviços de verificação de discos S.M.A.R.T., autenticação local de usuários e arranjos RAID (0,1,5,6 e 10) via software (mdadm), tudo configurável através de acesso via internet.

Como o sistema pode ser instalado em qualquer drive SSD, disco rígido ou pen-drive USB, surgiram diversas aplicações que tiraram vantagens desse recurso, transformando pequenas unidades de armazenamento USB em “verdadeiros” storages NAS.

Atualmente o OpenMediaVault é distribuído em forma de imagem ISO, código fonte aberto e, até a versão 4.x era possível executá-lo a partir de um CD, mantendo todos arquivos de configuração gravados num único disquete formatado MS-DOS ou pen-drive.

 

Manter dados de uma empresa em sistemas baseados em OpenMediaVault é seguro?

Por ser uma plataforma de código aberto, quem implementa o OpenMediaVault corre o risco de não receber um suporte técnico de qualidade, pois sempre dependerá da disponibilidade e boa vontade de terceiros (desenvolvedores e outros usuários).

Como a maioria das empresas não podem confiar no suporte “Open Source” para aplicações de com missão crítica, o OpenMediaVault quase nunca é considerado como opção para o armazenamento de dados em ambientes corporativos.

Além disso, devido a dificuldade de encontrar mão de obra especializada, suporte técnico e de possuir um SLA (service Level Agreement) que não atende demandas profissionais, profissionais de TI geralmente optam por sistemas de armazenamento completos, ou seja, que incorporam hardware, software e serviços numa única solução.

Assim, implementar qualquer solução NAS “open source” infelizmente acaba sendo uma aposta de risco para pequenas e médias empresas, pois o esforço para criar, apoiar e manter esse tipo de sistema aberto funcionando normalmente é maior do que comprar um NAS de algum fabricante como Qnap ou Infortrend e ser beneficiado com o suporte pós-venda.

 

NAS Qnap TS-832X e NAS Infortrend Eon NAS Pro 500

 

Com a redução dos valores dos network attached storages, hard disks e memórias SSD, alguns fabricantes tem incorporado sistemas operacionais de armazenamento cada vez mais robustos, como o QTS (Qnap) ou o DSM (Synology). A vantagem clara nesses casos é que a oferta dessas soluções acompanham serviços importantes como diversos aplicativos úteis, consultoria, suporte pré e pós-vendas bem como assistência técnica sem que o preço final da solução seja impactado.

 

OpenMediaVault ou storage NAS?

 

OpenMediaVault vs Qnap storage NAS TS-431P

 

Antes de responder qual o melhor sistema de armazenamento para cada usuário, alguns pontos importantes devem ser analisados: A primeira questão que deve ser respondida é se a solução é essencial para as operações comerciais de sua empresa. Em caso positivo, dê a preferência por storages que já incorporem sistema operacional, serviços e pacote de software voltados para sua necessidade, isso poupará tempo na implementação da solução em sua infraestrutura de TI.

Caso a opção seja ainda pelo OpenMediaVault, fuja daquele hardware antigo “encostado” ou implementar soluções baseadas em equipamentos usados. É muito comum que usuários façam o download do OMV para montar um servidor de arquivos, aproveitando um hardware obsoleto e que estava desativado.

Montar soluções de armazenamento baseadas em equipamentos usados ou fora de linha podem causar muitos problemas. Nem todos os tipos de Hard disks / SSD podem ser agrupados para trabalho em arranjos RAID. Além disso, mesmo hard disks da linha enterprise possuem um tempo de vida útil, por isso em algum momento inevitavelmente irão parar de funcionar.

Como servidores ou computadores “aposentados” nem sempre são confiáveis, os mesmos podem apresentar falhas técnicas a qualquer tempo. Outro ponto relevante é que equipamentos fora de linha podem não ser compatíveis com novos sistemas operacionais e softwares, não ter suporte técnico de seus respectivos fabricantes ou alguém que preste assistência técnica.

Quando o tempo de inatividade é medido em centenas ou milhares de reais ou a unidade de armazenamento processará aplicações de missão crítica, o problema é ainda mais grave. Quando não existe um substituto ou plano de contingência para manter a aplicação funcionando com o mesmo desempenho garantido, vale a pena buscar soluções de armazenamento onde funcionalidade, alta disponibilidade (HA), performance, suporte de software e serviços sejam profissionais. Nesses casos, quase sempre pagar menos por soluções abertas significa não ter uma solução que atenda plenamente suas necessidades e assumir sérios riscos como a perda de dados.

 

Dados menos críticos, isso existe?

Os apaixonados por código aberto podem até criar e manter seus próprios sistemas de armazenamento de dados baseados em OpenMediaVault, porém a maioria das empresas não pode implementar esse tipo de solução e correr riscos como interrupção dos serviços, ficar sem suporte ou a possível perda de dados.

Sabendo de todos os riscos que acompanham esse tipo de instalação e levando em consideração que informações sempre são importantes e indispensáveis em nosso cotidiano, aplicações empresariais não podem conviver com essa possibilidade de falha. Somos especialistas em sistemas de armazenamento e teremos prazer em ajudá-lo com seu projeto.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies