O setor de Tecnologia da Informação tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas, visto que o segmento traz inúmeras vantagens competitivas às organizações. Dentre elas estão o aumento da produtividade dos colaboradores, a automatização de atividades de menor complexidade e a segurança de dados da instituição. Para atingir esses resultados, entretanto, é fundamental saber contratar profissionais de TI para que a empresa supere obstáculos e voe mais alto no mundo do empreendedorismo.
Pensando em contribuir para esse processo de recrutamento de colaboradores, elencamos algumas dicas de identificação de bons perfis profissionais e os processos para contratá-los. Não deixe de conferir!
Quais habilidades um profissional de TI deve ter?
Criatividade
É desejável que o profissional da TI seja criativo. Afinal, no dia a dia ele vai se deparar com situações que exigem estratégia e solução ágil. Para tanto, é preciso saber inovar e criar oportunidades para que a empresa se desenvolva cada vez mais e readapte seus métodos de trabalho visando aprimorar os serviços ao consumidor.
Bom relacionamento interpessoal
Ter um bom relacionamento interpessoal é importante na atuação de um profissional de TI. A boa comunicação com todos e a empatia no trabalho minimiza conflitos e geralmente influencia de maneira positiva a equipe. Os comandos e a organização de tarefas pelo grupo se tornam mais leves quando o profissional sabe lidar com as divergências de forma respeitosa e simpática.
Proatividade
A proatividade é fundamental para qualquer profissão e é responsável por tirar o profissional da inércia para buscar a solução de problemas. O colaborador proativo consegue reduzir os erros no trabalho e minimizar danos em possíveis empasses que precisam de resolução imediata.
Adaptabilidade
O setor de TI está em constante renovação e mudança, até porque trabalha diretamente com tecnologias e assistências computacionais. Tudo isso exige um perfil flexível para lidar com as transformações estruturais inevitáveis e disposto a renovar seus conhecimentos e buscar novos métodos de trabalho para enfrentar os desafios.
Comunicabilidade
A comunicação é uma das chaves do sucesso de qualquer organização. No setor de TI essa faceta é importante para que o profissional consiga dialogar com outros setores e alinhar os processos do departamento às necessidades da empresa e dos colaboradores.
Como contratar profissionais de TI?
Crie a descrição completa da vaga
Para encontrar bons profissionais no mercado, é preciso definir o perfil ideal de colaborador de acordo com as necessidades da empresa. Tendo em vista essas exigências, crie uma boa descrição do cargo e especifique os requisitos necessários para a seleção de candidatos.
Lembre-se de que é importante ter cautela com a redação para a divulgação da vaga; é essencial deixar claro, além das qualificações, quais são os critérios de personalidade ou comportamento para a entrevista.
Levante os fatores a serem considerados
Com a sua equipe, defina os fatores essenciais para o cargo ofertado e que tipo de profissional se encaixa melhor nele. Afinal, é preciso muito mais do que um currículo extenso para fazer a diferença. Características comportamentais e traços de personalidades específicas, por vezes, são tão importantes quanto as experiências de trabalho.
Realize boas entrevistas
A entrevista é o momento em que o recrutador avaliará os candidatos e vai selecionar os melhores de acordo com as especificações para o cargo. Portanto, aproveite ao máximo esse momento para conhecer os profissionais e perguntar sobre conhecimentos específicos que você considera importantes para a ocupação da vaga, experiências profissionais e outros tópicos relevantes para a contratação de profissionais de TI na sua empresa.
Solicite testes práticos
Para identificar se o candidato se encaixa nos critérios estipulados, aplique testes práticos para verificar a presença de características comportamentais e dos conhecimentos técnicos desejados. Vale lembrar que, nesse caso, fica a cargo da empresa a busca pelo melhor mecanismo de análise. Questionários, dinâmicas em grupo e redação de texto são alguns dos métodos de avaliação possíveis.
Pense em longo prazo
Muitas vezes, a contratação de novos funcionários é realizada às pressas para suprir de forma rápida a falta de integrantes na equipe. Entretanto, isso prejudica a construção estratégica de um grupo que, a longo prazo, trabalhará em harmonia e em conjunto para dar conta das demandas de TI da empresa.
Ao contratar, pense em longo prazo, vislumbrando a instituição como um todo e buscando entender qual será o protagonismo do candidato no grupo. Isso evita também a rotatividade na empresa, já que a seleção será mais criteriosa e menos imediatista.
Familiarize os candidatos com a cultura da empresa
Esse processo busca demonstrar ao candidato os valores que permeiam o dia a dia da empresa para verificar de que maneira ele se ambienta à cultura organizacional.
Um empreendimento moderno que investe em novas tecnologias para trazer cada vez mais margem de competitividade frente ao mercado nem sempre é o melhor local para personalidades tradicionais ou conservadoras, por exemplo.
Por que é importante contratar os profissionais de TI de forma criteriosa e planejada?
O profissional da Tecnologia da Informação assume várias funções dentro de uma empresa. O gerenciamento de informações, o processamento de dados e a administração das redes são apenas algumas dessas competências. Em um mercado cada vez mais competitivo, ter essas áreas tecnológicas bem desenvolvidas é fundamental para que a empresa aumente sua produtividade ao automatizar processos e torne a oferta de seus serviços mais eficiente.
Dentro desse contexto, é importante notar que algumas características são essenciais para a realização de um bom trabalho, como a adaptabilidade às novas tecnologias, a visão estratégica de negócio e o pensamento analítico para avaliar riscos.
Contratar profissionais de TI não é tarefa fácil e exige planejamento e estratégia por parte do recrutador. Entretanto, quando há um processo de seleção cuidadoso e as condições estipuladas pela empresa são devidamente preenchidas, a instituição tende a ter retornos positivos.
Um profissional competente, flexível diante das mudanças e que esteja disposto a trabalhar em prol dos objetivos da organização motiva a equipe para novos desafios e faz com que as soluções de tecnologia da informação acompanhem o desenvolvimento do empreendimento no mercado.