Administrar uma empresa não é tarefa fácil. São muitas as responsabilidades e atividades que, quando não gerenciadas de forma correta, podem causar prejuízos ou até mesmo levar seu negócio a falência.
Para evitar esse tipo de situação, é preciso que o gestor esteja sempre disposto a buscar soluções, a fim de otimizar suas funções e, principalmente, tomar decisões mais acertadas.
Entre os vários recursos disponíveis, está a strategic foresight: uma metodologia usada no desenvolvimento dos planejamentos futuros da empresa. Já ouviu falar nessa ferramenta? Neste artigo, vamos abordar as principais informações a respeito desse assunto. Quer saber mais sobre strategic foresight? Então, acompanhe a leitura!
O que é strategic foresight?
Strategic foresight é uma expressão em inglês que significa “previsão estratégica”. Sendo assim, esse princípio tem como objetivo principal auxiliá-lo no planejamento da sua companhia de forma que você consiga desenvolver estratégias que vão prepará-la para o futuro.
Para entender melhor, é preciso compreender, primeiro, o conceito de estratégia. Essa palavra tem como significado “um conjunto de ações usadas para alcançar um objetivo”. Nesse sentido, a strategic foresight visa estabelecer meios que vão garantir que sua empresa obtenha bons resultados no futuro, independentemente do cenário que ela vai enfrentar.
Diante disso, é possível traçar várias estratégias dentro da sua corporação — por exemplo, o desenvolvimento de novos produtos, melhorar a gestão de estoque ou até mesmo aumentar suas vendas. Sendo assim, a strategic foresight é um conjunto de técnicas bem definidas usadas pelo gestor com a finalidade de o ajudar a lidar com as incertezas do mercado atual e, assim, elaborar alternativas.
Com a aplicação dessa metodologia, o gestor passa a entender de que modo um problema presente pode afetar o seu negócio a longo prazo. Além disso, permite definir uma forma de agir de acordo com o que se espera que aconteça.
Como essa técnica funciona?
A aplicação da strategic foresight pode ser feita de forma automatizada. Nesse caso, a metodologia é dividida em três etapas básicas:
- pesquisa: nesse momento, busca-se fazer a coleta e o armazenamento de diversos dados considerados importantes para a empresa;
- imaginação: após a coleta dos dados, é hora de criar os planos para o seu negócio. Ou seja, é nessa etapa que são geradas especulações sobre o que se espera para o futuro da companhia;
- implementação: esse é o momento de colocar o plano em prática. Para isso, você deve escolher a melhor alternativa para a criação de uma estratégia de ação para o seu negócio.
Como já comentamos, a aplicação da strategic foresight é feita de forma automatizada. Sendo assim, existem vários tipos de ferramentas e tecnologias disponíveis que podem ser usadas na execução dessas três etapas, com o objetivo de obter as saídas desejadas e, principalmente, fornecer mais precisão às suas previsões.
Vale ressaltar que, ao introduzir esse princípio, é preciso ter em mente que, para que funcione, é preciso investir em uma boa coleta e análise de dados, uma vez que a previsão se inicia com fatos.
Além disso, seu principal objetivo é preparar o gestor para os possíveis cenários futuros, antevendo problemas e soluções. Ou seja: essa técnica não é uma ciência preditiva!
Quais são os benefícios para a empresa?
Engana-se quem pensa que a strategic foresight é destinada apenas para grandes empresas. As PMEs (Pequenas e Médias Empresas), independentemente do mercado de atuação, também podem usufruir das vantagens (que não são poucas) dessa metodologia. Por isso, separamos os principais benefícios dessa técnica. Confira!
Verificar as lacunas de conhecimento
Independentemente do nível de experiência ou de há quanto tempo você atua no mesmo segmento, é muito importante estar atento àquilo que acontece a seu redor. No entanto, o maior problema é que muitos gestores acreditam que já conhecem o suficiente do mercado em que atuam. Por isso, acabam cometendo alguns erros, além disso, a falta de conhecimento pode afetar a conquista de resultados satisfatórios.
Em contrapartida, quando se utiliza a strategic foresight, a realidade é outra. Um dos benefícios dessa metodologia é a oportunidade de ter uma visão mais aprofundada sobre tudo o que acontece à sua volta. Com isso, é possível visualizar uma possível situação e identificar as mudanças que possam vir a acontecer.
Otimizar as contratações
Após visualizar o que acontece à sua volta e, por meio disso, perceber o que é preciso para melhorar o desempenho da sua empresa. Você terá uma visão mais ampla das suas possibilidades; assim, passará a ser mais fácil identificar o perfil de profissional que mais atende às suas necessidades.
Identificar os melhores parceiros
Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário um conjunto de ações que visa, além do diferencial, potencializar os resultados da sua empresa. Sendo assim, entre as soluções, está a busca por parceiros de confiança. Com a aplicação da strategic foresight, isso se torna possível, uma vez que essa técnica permite identificar os melhores parceiros para o seu negócio.
Fortalecer a aprendizagem estratégica
Uma das vantagens mais importantes da strategic foresight é permitir que você aprenda mais sobre o seu próprio negócio — como ele funciona, o que os seus consumidores pensam a respeito da sua marca e todas as práticas que seu mercado de atuação envolve.
Por esse motivo, essa metodologia é considerada bastante eficiente tanto para as pequenas empresas que ainda não têm um histórico, quanto para as grandes corporações que estão em busca de inovação.
Auxilia a companhia na tomada de decisão
Devido à quantidade de funções e responsabilidades que se tem ao administrar uma empresa, é preciso ter bastante cuidado para não errar, uma vez que, ao investir em uma direção pouco profícua, pode-se causar graves consequências para o seu negócio.
Diante disso, é necessário recorrer à ajuda de mecanismos, a fim de automatizar o processo de decisão. Ou seja, com o auxílio de um software, o gestor tem acesso a dados concretos, permitindo a criação de estratégias mais eficientes.
Com base nessas informações, fica clara a importância da strategic foresight, uma vez que a construção de qualquer estratégia deve ser focada na preparação da empresa, de forma que seja possível garantir a sua sobrevivência em qualquer cenário.