File server é o conjunto formado por hardware e/ou software que tem como objetivo disponibilizar capacidade de armazenamento e facilitar o compartilhamento de pastas e arquivos entre computadores e outros dispositivos em uma ou mais redes LAN ou WAN.
Também conhecidos como servidores de arquivos, essas áreas de armazenamento em rede são muito úteis em ambientes colaborativos, pois permitem que usuários compartilhem informações sem transferir fisicamente os arquivos via HD externo, rede local ou qualquer outro dispositivo de armazenamento externo.
File Servers improvisados
O problema é que redes locais mal configuradas permitem que qualquer computador seja configurado como um file server, permitindo os dados sejam armazenados e compartilhados de forma desordenada e sem nenhum critério.
Isso acontece porque sistemas operacionais Windows, Mac OS ou mesmo Linux permitem que discos rígidos locais sejam facilmente mapeados e disponibilizados para todos usuários da rede LAN, possibilitando que qualquer usuário acesse informações de outros computadores, sem nenhum controle ou proteção.
Empresas precisam de segurança
Manter um antigo servidor funcionando como file server ou permitir que vários hard disks sejam mapeados para uso coletivo dentro de uma rede local é a melhor maneira de perder totalmente o controle das informações armazenadas.
A necessidade de compartilhar dados aliada a falta de investimento em infraestrutura de TI podem ocasionar verdadeiros desastres dentro do ambiente produtivo. Softwares instalados sem a segurança necessária permitem que malwares ou arquivos infectados por vírus sejam propagados sem dificuldade dentro de toda empresa.
Além disso, a falta de regras simples como a definição da capacidade de armazenamento por aplicação, o estabelecimento de privilégios por grupo de usuários e autenticação individual por login e senha aumentam a chance de erro humano ou sabotagem interna.