Início » RAIDs: O que são e como funcionam

RAIDs: O que são e como funcionam

por webmaster

RAID significa Redundant Array of Independent Disks ou Conjunto Redundante de Discos Independentes, uma tecnologia utilizada especialmente para servidores consistindo em um conjunto de dois ou mais discos rígidos.

Ele torna o sistema de disco mais rápido e mais seguro utilizando a técnica de espelhamento.

RAID 0raid 0

 

Conhecido com “fracionamento”, os arquivos contidos nele são divididos em pequenos segmentos e divididos entre discos.

Neste tipo não há tolerância a falhas pois não existe redundância. Com isto, caso haja algum problema, haverá sim perda de dados.

O tipo 0 é utilizado para melhorar a performance do computador, contribuindo para o aumento da velocidade na gravação e leitura das informações. Ele é muito usado em tratamento de imagens e vídeos.

RAID 1

raid 1

Esse sistema possui espelhamento de um disco em outro. Ou seja, qualquer informação armazenada no disco 1 será armazenada no disco 2.

Se um dos discos tiver algum problema, a informação estará totalmente protegida no disco 2. Esse sistema é muito utilizado em servidores de arquivo.

RAID 2

raid 2

O tipo 2 tem a capacidade de adaptar o mecanismo de detecção de falhas em discos para funcionar em memória. Dessa forma todos os discos da matriz são monitorados pelo sistema.

O tipo 2 não é muito utilizado, pois os HDs já estão saindo de fabrica com mecanismos que detectam falhas.

RAID 3

raid 3

Neste sistema os dados são divididos no disco da matriz, exceto um, que armazena informações de paridade. Caso haja algum tipo de recuperação será possível a integridade dos dados.

O tipo 3 oferece taxas de transferências consideráveis e grande confiabilidade das informações.

RAID 4

raid 4

Este RAID divide os arquivos entre os discos. Um dos HDs é exclusivo para a paridade. Caso haja alguma falha, os discos são reconstruídos através da paridade existente dos outros discos.

O tipo 4 é indicado para arquivos de grande tamanho pois assim é possível garantir a total integridade dos dados.

RAID 5

raid 5

O tipo 5 é evolução dos RAIDs anteriores, esse sistema utilizado um HD completo para fazer a paridade dos outros discos, isso significa a informação redundante.

Com um complexo sistema de numeração existe um mecanismo que consegue juntar performance com segurança.

Com complexas fórmulas matemáticas, foram criados complexos algoritmos que comprimem os dados, gerando assim, a paridade.

Nos RAIDs anteriores, a paridade era armazenada em um único disco, neste RAID a paridade é armazenada de alguma forma em todos os discos de maneira igual.

Se algum dos discos contidos apresentar problemas, os dados podem ser recuperados traves de um processo chamado rebuild.

RAID 6

raid 6

Este RAID é parecido com o tipo 5, o que difere é a quantidade de bits de paridade, que é o dobro. Esta pequena diferença faz com que haja integridade dos dados mesmo que haja problemas em dois discos.

RAID 10

raid 10

O tipo 10 possui as características dos RAID 0 ao 1. Este nível pode ser usado em sistemas com 4 discos ou mais, porém com a obrigação de ser um número par de HDs.

No RAID 10, metade dos discos armazenam dados e a outra metade a cópia. Devido ao tipo de armazenamento, sua confiabilidade é muito grande.

Qual tipo de RAID Você usa na sua empresa? Conta para gente!

Assim sendo, confira também esse conteúdo igualmente relevante:

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies