URA significa Unidade de Resposta Audível, ou seja, é um equipamento que facilita e personaliza o atendimento automático de clientes, fornecedores, colaboradores etc.
Ela é uma atendente telefônica automática, que responde dúvida e fornece informações ao cliente, sem que ele precise ser transferido a um operador.
A URA é uma ferramenta altamente utilizada, principalmente no nicho de Call Centers e Televendas.
A URA é a maior aliada em aumento da produtividade e redução de custos, entenda o porquê:
Produtividade
A URA filtra as ligações, fazendo o pré atendimento e direcionando o cliente para o setor responsável.
Ela também captura através do telefone, os dados do cliente, isso irá facilitar o contato do atendente, que já terá todas as informações em mãos. Algumas informações são gravadas e o cliente pode consulta-la pela URA, sem a necessidade de um atendente.
Assim sendo, com a URA a equipe também ganha em agilidade. Ela elimina filas e distribui os clientes para todos os atendentes, ou seja, nenhum fica ocioso.
Redução de Custos
A URA elimina desperdícios com telefonia, pois otimiza o tempo de atendimento e racionaliza as linhas telefônicas.
Os custos com colaboradores também são reduzidos, tendo em vista que com uma URA, sua empresa pode ficar aberta 24 horas 7 dias por semana, sem a necessidade de contratar funcionários fora dos horários comerciais.
Outra grande vantagem de utilizar a URA é sua integração com PABX, e-mails e FAX.
Ao contratar uma empresa especializada em URAs de atendimento, é preciso ter cuidado e não cometer os seguintes erros:
- Mensagens iniciais muitos longas
- Deixar as opções mais solicitadas por ultimo
- Excesso de opções no menu
- Falhas no direcionamento da URA
- Não colocar opções de atendimento humano
- Não avaliar o desempenho da URA
O objetivo central da utilização de uma URA de atendimento é o melhor atendimento ao cliente e sua satisfação. Em conjunto com o PABX Virtual (IPBX) e VoIP sua empresa reduzirá os custos com telefonia e ainda ganhará a confiança do cliente.