Como fazer backup dos dados de um notebook?
Num mundo cada vez mais digital, manter as informações de nosso notebook protegidas é muito importante. Por isso, fazer backup de arquivos, pastas e documentos é uma tarefa que deve ser levada a sério.
Por que manter o backup do notebook atualizado?
Problemas técnicos, quedas, vírus, roubo, desastre natural ou exclusão acidental dos arquivos são apenas algumas das maneiras que podem causar perda de dados. A perda de informações também pode ocasionar interrupção no trabalho, prejuízos financeiros ou demora na restauração do serviço.
Além disso, não fazer backup de arquivos como fotos, vídeos e imagens pessoais armazenados em nossos notebooks pode gerar perdas realmente irreparáveis, pois arquivos como fotos antigas e que possuem grande valor sentimental nem sempre poderão ser recuperadas.
Afinal, o que é backup?
Uma definição simplista para backup é criar uma cópia exata do conteúdo de um computador. No entanto, fazer backup significa ter um plano consistente para recuperação de dados em caso de acidentes. Manter cópias de segurança das informações em pelo menos duas áreas de equipamentos distintos é uma ótima prática para evitar a perda de dados. Alguns equipamentos como os NAS domésticos permitem que pastas com fotos de nossos notebooks sejam sincronizadas
E como fazer backup do meu notebook?
Para fazer backup de fotos, vídeos e documentos sempre será necessário um software para esse fim e um destino (dispositivo) para os arquivos e pastas que serão copiados. Sistemas operacionais como o Windows ou Linux já trazem incorporados recursos para esse fim, porém sempre necessitarão de algum equipamento para realizar o backup.
Um simples comando como “copiar” ou “arrastar e soltar” pode gerar cópias reservas para os dados armazenados, porém cada aplicação exigirá um nível diferente de sofisticação no processo.
Softwares como o Retrospect, NetBak Replicator, Cobian, Backup Exec, Acronis, Time Machine e Veeam são apenas alguns exemplos de aplicativos voltados para essa atividade. Além desses, existem uma série de outras opções, pagas ou gratuitas, para esse fim.
Por fim, para que qualquer sistema de backup funcione como o esperado, vale a pena fazer simulações para validar a situação: Um procedimento de backup só é confiável quando a restauração dos dados acontece conforme o planejado.
Posso fazer backup em HD externo, CD ou pen-drive?
Tecnicamente sim. Apesar de estarem longe de ser a melhor solução, qualquer HD externo, CD ou pen drive pode gravar uma cópia das informações e ser armazenado longe da área de produção. Fáceis de transportar, esses equipamentos funcionam com a maioria dos notebooks, possuem operação simples e são relativamente pequenos.
Porém fazer backup em HD externo exige muita disposição, organização e disciplina por parte do usuário. Como são portáteis, esses equipamentos podem ser facilmente roubados, trocados ou esquecidos em algum lugar. Além disso, essas soluções são frágeis, nem sempre possuem a capacidade de armazenamento necessária e não fazem backup automático (sem a intervenção humana).
Outra grande desvantagem é que nenhum desses dispositivos possuem qualquer tipo de segurança contra falhas, ou seja, não possuem componentes redundantes ou qualquer sistema de proteção, possibilitando por exemplo a duplicação de arquivos infectados com vírus ou já corrompidos.
Como manter meus dados realmente protegidos?
Uma forma segura para proteger as informações é conhecida como “estratégia de backup 3-2-1”, ou seja, manter três cópias dos mesmos dados: Duas no local de uso e armazenadas em diferentes destinos, como num personal NAS e um HD externo, e outra cópia fora da residência ou empresa (backup na nuvem ou mídia removível).
Pode parecer exagero, porém ter três cópias dos dados é a melhor forma evitar desastres, principalmente para usuários sem muita experiência no assunto. Caso só seja possível manter apenas uma cópia reserva, a melhor forma é através de um storage NAS.
Esses equipamentos possuem recursos para fazer backup automático de um ou mais computadores, são confiáveis e não possuem mensalidades ou custos adicionais após a aquisição.
Outro ponto importante é que os mesmos são fáceis de instalar, adicionam capacidade de armazenamento a toda infraestrutura de rede e são mais robustos que HDs externos.
Alguns desses backup geralmente acompanham softwares com recursos úteis como a possibilidade de fazer cópias completas, incrementais ou diferenciais. Em vez de copiar todo o conteúdo do disco rígido, alguns desses tipos de backup permitem copiar somente arquivos e pastas que receberam modificação, diminuindo assim o tempo do processo.
Essa forma de backup permite, entre outras coisas, desfazer alterações ou recuperar arquivos excluídos por engano. Outro ponto legal é que se qualquer computador apresentar problemas, é possível acessar todos dados do backup através de outro computador, bem como verificar o histórico das alterações e dos arquivos excluídos.
Servidores NAS mais sofisticados permitem controle de versionamento, sistema de clone ou snapshot.
Dúvidas? Fale com nosso especialista!
Backup Onsite
O conceito de backup onsite é fazer e manter a cópia dos dados em mídias diferentes, porém no mesmo local físico. A vantagem desse método é que ter um equipamento para fazer backup não há taxas mensais à serem pagas como acontece nos serviços de cloud backup. Além disso, sempre é possível acessar imediatamente todos os arquivos caso o computador apresente problemas, com ou sem acesso à internet.
Na estratégia de backup 3-2-1, a cópia offsite é aquela que deve ser armazenada fora da empresa e pode ser feita através de serviços de nuvem, mídias transportáveis como cartuchos ópticos, fitas ou discos RDX.
No backup offsite toda informação produzida deve ser gravada em mídias transportáveis e mantidas num ambiente externo. Esse conceito de cópia evoluiu como o conceito da replicação de dados automática através de banda larga, possibilitando que personal storages mantenham dados idênticos em diferentes locais físicos.
O cloud Backup é uma boa alternativa?
Ter uma ou duas cópias de segurança no mesmo local de produção permite restauração rápida em caso de problemas, porém não evita riscos como falha humana, roubo, incêndio ou outros desastres. A estratégia de manter uma cópia das informações fora do ambiente de trabalho (backup offsite) proporciona uma proteção mais segura contra esse tipo de perda, porém exige que um cuidado maior para manter esses dados sempre atualizados.
Com o surgimento dos serviços de nuvem, grandes provedores e datacenters começaram a comercializar serviços como o cloud backup. Relativamente simples de serem implementadas, essas soluções de backup resolvem parcialmente o problema, pois mantém as informações importantes longe do ambiente de produção.
Um dos pontos positivos desse sistema é a possibilidade comprar espaço de acordo com o uso, onde o usuário paga pela proteção, espaço e banda utilizada. Google drive, DropBox e OneDrive são alguns exemplos desses serviços, que cobram de acordo com o tipo de plano adotado.
O backup em nuvem possui desvantagens?
A principal desvantagem do backup em nuvem é entregar (e pagar!) para outra empresa tomar conta de todos seus dados. Além de possíveis problemas como privacidade ou interrupção dos serviços, ao transferir informações para esse tipo de serviço você também vira refém de uma política comercial fora do seu controle.
Outra desvantagem do cloud backup é fazer o upload inicial de seus dados, que pode levar algumas semanas ou até um mês. Isso dependerá de quantos arquivos serão enviados e da velocidade de sua conexão, pois a maioria dos provedores está mais focada nas velocidades de download do que upload.
Além disso, a eventual restauração dos dados consumirá o mesmo tempo para fazer o download dos dados caso seja necessário a recuperação de dados. Com isso, planos com uploads lentos devem ser atualizados, aumentando assim o desembolso mensal na contratação de linhas para comunicação de dados.
Como resposta, fabricantes como a Qnap incorporaram a seus equipamentos softwares para criação de private clouds, disponibilizando assim backup, acesso e sincronização remota de dados, tudo via internet. Isso sem nenhum custo mensal ou dependência de terceiros.
Além disso, até personal storages com apenas dois hard disks (como o TS-231P) permitem gravar todas as informações em duplicidade de forma simultânea através de arranjos de discos conhecido como RAID 1. Esse recuso permite a criação de ambientes seguros para backup offsite à custos reduzidos, proporcionando maior segurança para usuários domésticos e pequenas empresas.
Um NAS é uma boa solução de backup?
Sim. E a boa notícia é que esses equipamentos permitem backup simultâneo de diversos computadores ou notebooks num único equipamento, estão cada vez mais baratos e são fáceis de operar. A maioria dos NAS são compatíveis com diversos softwares de backup, incluindo alguns gratuitos, e podem facilmente atender usuários residenciais ou empresas na hora de gerar as cópias de segurança.
Outro ponto positivo é que equipamentos como os fabricados pela Qnap já entregam o software para backup, são compatíveis com sistemas operacionais como o Microsoft Windows ou sistemas Apple equipados com o Mac OS e possuem recursos sofisticados contra a perda de dados.
Temos o equipamento para backup de suas fotos, vídeos e documentos
Existem diversas formas para fazer backup de fotos, vídeos e documentos contidos em seu notebook. Com a grande variedade de softwares e equipamentos disponíveis no mercado, nem sempre é simples decidir sobre qual solução adotar.
As melhores soluções de backup realizam essa função automaticamente, criando cópias diferenciais ou incrementais, com controle de versionamento e sem que seja necessário a intervenção humana. Ligue e tire suas dúvidas: Somos especialistas no assunto e teremos prazer em ajudá-lo.