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Como a falta de treinamento do usuário no uso dos softwares impacta no negócio

por webmaster

Como a falta de treinamento do usuário no uso dos softwares impacta no negócio

 

investimento em tecnologia tem se tornado uma constante crescente nas pequenas e médias  empresas (PMesatualmente. Muitas delas, tem investido na contratação de softwares e segurança, mas esquecem de investir também no treinamento do seu usuário.  

Por outro lado, também existe a falta de compromisso de muitas empresas que vendem serviços de software, e não oferecem o treinamento adequado para os usuários finais, aqueles que, de fato, utilizam o produto/serviço diariamente. 

Para entender melhor como a falta de treinamento do usuário impacta no negócio em ambos os lados e como as empresas podem melhorar, continue lendo este artigo. 

 

Como a falta de treinamento impacta na produtividade

Quando um funcionário é apresentado a um novo software que tem a finalidade de ajudá-lo melhorando suas atividades do dia-a-dia, mas este não sabe utilizá-lo de forma completa, acaba gastando muito mais tempo utilizando a ferramenta de maneira errada ou tentando aprender, do que fazendo as suas atividades.  

Outra consequência da falta de treinamento, é a constante procura por ajuda. É comum para o suporte técnico receber ligações referentes a assuntos simples, que demonstram a falta de treinamento do usuário, como, por exemplo, não saber emitir uma nota fiscal. 

Somente ao conhecer bem uma ferramenta e suas funcionalidades, o usuário será capaz de usufruí-la por completo, aproveitando cada uma das suas funções e, desta forma, tornando-se mais ágil e produtivo, e podendo dedicar-se as suas atividades com total atenção e empenho 

 

Como oferecer treinamento aos usuários finais

Mas, o treinamento ao usuário final não depende apenas da empresa que adquiriu o software, é necessário também que a empresa de Saas (software as a service) que vendeu o serviço, ofereça este treinamento (seja incluso no pacote ou a parte), muitas vezes oferecido apenas a usuários específicos.  

Existem diversas maneiras de se oferecer e entregar o treinamento ao cliente: 

  1. Vídeo aula gravada
  2. Chamada de vídeo com compartilhamento de tela
  3. E-book
  4. Presencial

Cada treinamento tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.

 

1) Vídeo aula gravada

Para o usuário: A vídeo aula gravada dá ao usuário a liberdade de assistir diversas vezes, parar quantas vezes achar necessário, e usar como escape sempre que precisar.  

Para a empresa que proporciona o treinamento: Pode ser gravado com tranquilidade, utilizando o “gravador de passos” do Windows, as coordenadas podem ser gravadas em forma de áudio e o vídeo pode passar por edição mostrando todo o passo a passo.  

2) Chamada de vídeo com compartilhamento de tela

Outra forma de fazer o treinamento com o usuário final é através de uma chamada de vídeo utilizando o compartilhamento de tela. Desta forma, é possível juntar mais de duas pessoas, porém, o número é limitado, entretanto, possibilita aos usuários a interação e a possibilidade de questionamentos a fim de tirar possíveis dúvidas com aquele que está oferecendo o treinamento 

3) E-book

Para o usuário:  Assim como a vídeo aula gravada, o e-book dá ao usuário a possibilidade de ler e reler diversas vezes e tirar as dúvidas sempre que necessário.  

Para a empresa que proporciona o treinamento: Também é possível a edição e elaboração do produto, utilizando fotos, e capturas de tela para ilustrar.  

4) Presencial

A última forma de treinamento é a mais comum, a presencial. Onde o prestador de serviços precisa se deslocar até o local para aplicar a aula. Já foi a prática mais utilizada, hoje, no entanto, não é mais, pois é demorada e cansativa e, por vezes, improdutiva.  

 

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