Início » Ransomware – Principais estensões e formas de proteção

Ransomware – Principais estensões e formas de proteção

por webmaster

Ransomware – Principais estensões e formas de proteção

 

Existem dezenas de diferentes tipos de malware e vírus, cada um com seus perigos particulares. Alguns deles forçam anúncios suspeitos em seu navegador da web, outros roubam suas informações pessoais e também existem aqueles que são executados silenciosamente em segundo plano sem que você saiba.

Nos últimos anos, uma das formas mais maliciosas e prejudiciais de malware tem aumentado: o RansomwareO ransomware é um tipo específico de malware que extorque um resgate financeiro das vítimas ao ameaçar publicar, excluir ou impedir o acesso a dados pessoais importantes.

As consequências de um ataque de ransomware podem ser catastróficas e são difíceis de lidar depois que o computador for infectado. Evitar um ataque é a estratégia mais eficaz.

Veja nosso guia de ransomware, conheça as principais estensões, como evitá-lo e o que fazer se o computador e os dados forem comprometidos.

 

Quais são os diferentes tipos de ransomware?

Ransomware é um termo abrangente que engloba muitos tipos diferentes de malware. No entanto, todos eles têm uma coisa em comum: ameaçar você ou seus dados em uma tentativa de extorsão.

A seguir você confere os principais tipos de ransomware que você precisa estar atento.

Crypto

Esse tipo especial de ransomware rastreia seu computador ou rede procurando especificamente por dados que possam ser importantes. Reúne documentos como textos, planilhas, imagens, PDFs e muito mais para criptografar seus conteúdos.

Normalmente, o restante de seus dados não é afetado e você ainda pode usar seu computador. Os dados criptografados, no entanto, ficam inacessíveis e o malware tenta obrigá-lo a pagar um resgate para desbloqueá-los.

A maioria das formas de ransomware demanda moeda americana, os valores variam entre 200 e 900 dólares. Se o resgate não for pago dentro de 48 a 72 horas, os dados geralmente são excluídos para sempre.

Locker

O ransomware Locker não escolhe o que bloquear. Quando está no seu computador, ele bloqueia tudo! Se você não consegue nem fazer login no computador ou usá-lo para tarefas básicas sem ver uma mensagem de resgate ameaçadora, provavelmente já foi infectado pelo ransomware Locker.

Scareware

Como o ransomware Locker, o Scareware muitas vezes restringe todo o acesso ao seu computador e dados. A diferença é que o Scareware tenta uma tática diferente para que você pague o resgate.

Você pode ver uma janela aparecendo supostamente “varrendo” seu computador em busca de problemas. Ele encontrará alguns, é claro, e oferecerá para “consertá-los” para você — por um preço elevado. Você não poderá se livrar da mensagem ou continuar usando seu computador até pagar o resgate.

Doxware

Uma forma particularmente desagradável de ransomware, o doxware não se limita a excluir ou restringir o acesso aos seus dados. Ele ameaça publicar informações confidenciais, como fotos ou vídeos comprometedores, ainda ameaça revelar informações pessoais ou dados financeiros publicamente na Internet, caso o resgate não seja pago.

O Doxware pode ser absolutamente devastador para empresas ou pessoas comuns.

 

Como o Ransomware entra no seu computador?

Normalmente, os hackers atacam as vítimas que eles acham que estarão ansiosas para pagar o resgate e recuperar seus dados rapidamente. Assim, nos últimos anos, grandes corporações, incluindo grandes hospitais e até mesmo a Sony Pictures, foram alvos.

Mas quase qualquer um pode se encontrar vítima de um ataque de ransomware e, geralmente, essa situação acontece de duas maneiras:

Primeiro, você baixou o ransomware enquanto estava disfarçado como um anexo de e-mail. Você já recebeu um e-mail de alguém que não conhecia, junto com um anexo criptografado chamado “Fatura”? Em muitos casos, essas mensagens bizarras são ransomware ou outros ataques de malware disfarçados (conhecidos como Trojans). O e-mail pode até ser de alguém que você conhece, mas esse anexo aparentemente inofensivo pode ser um vírus que está esperando para infectar seu computador assim que você faz o download.

Em segundo lugar, os hackers exploraram uma brecha nas defesas do seu computador. Os ataques aproveitam as vulnerabilidades ou erros no código de um programa de computador ou sistema operacional. Os hackers podem descobrir, por exemplo, uma vulnerabilidade na versão mais recente do Windows, que permite que eles acessem uma “porta dos fundos” do seu PC e instalem malware em sua máquina.

 

4 maneiras de prevenir ataques de ransomware

Os ataques de ransomware são incrivelmente assustadores e podem ser extremamente prejudiciais quando acontecem. A prevenção costuma ser simples se você planejar com antecedência.

Instale um antivírus de alta qualidade com proteção contra ransomware

Executar uma varredura de vírus ocasional é uma boa ideia, mas ter uma linha de defesa sólida é ainda melhor. Os melhores programas antivírus apresentam algum tipo de proteção contra ransomware, incluindo defesa proativa contra ataques e, às vezes, uma pasta especialmente criptografada, na qual você pode manter seus dados mais importantes a salvo de hackers.

Mantenha seu antivírus e todos os outros softwares e sistemas críticos atualizados

Alguns programas antivírus têm atualizações automáticas, enquanto outros não. Independente disso, convém garantir que você tenha instalado todas as versões mais recentes do software, definições de vírus e patches para manter-se preparado.

Você também deve atualizar regularmente seu sistema operacional e outros softwares importantes. Geralmente, as novas versões ou patches apresentam atualizações de segurança críticas que fazem a diferença na tarefa de manter os ransomware longe do seu sistema.

 

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies