Início » Internet das Coisas na iluminação pública: levando luz e inteligência às cidades

Internet das Coisas na iluminação pública: levando luz e inteligência às cidades

por webmaster

A união entre hardware, software, serviços, conectividade, tecnologia em nuvem e dispositivos móveis é o combo que tem permitido à Internet das Coisas interpretar dados para fazer cidades mais inteligentes.

Na prática, diferentes áreas dos municípios podem ser interconectadas através da tecnologia, com compartilhamento de informações que apoiam a gestão pública a tomar decisões e identificar ocorrências atípicas na iluminação pública, segurança, mobilidade e muitos outros sistemas.

Tomando como exemplo a iluminação pública, o uso de Internet das Coisas está associado à eficiência energética, o que pode ser alcançado com a implementação de smart grids e medidores inteligentes. Esses dispositivos são responsáveis por gerar e transmitir informações estratégicas em tempo real, promovendo um gerenciamento e distribuição mais inteligente da energia.

Assim, é possível evitar sobrecargas, diminuir o tempo de resposta para corrigir falhas e facilitar o processo de restabelecimento de energia. Do mesmo modo, é mais fácil prevenir furtos de energia e fraudes, bem como ter custos mais baixos com energia.

 

Para os cidadãos, a grande vantagem é ter ruas mais iluminadas, um serviço público com ainda mais qualidade e experiência personalizada, já que é possível acompanhar em detalhes o consumo de energia do município.

Por trás de tantos benefícios, está a conectividade, que permite às cidades inteligentes transmitir grandes volumes de dados para a nuvem em tempo real.

Parceria Público Privada ENGIE de Iluminação Pública no município de Uberlândia, em Minas Gerais

Chegou a vez do munícipio de Uberlândia, em Minas Gerais, contar com nossas soluções para a modernização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura da rede de Iluminação Pública.

O contrato é de 20 anos e prevê a troca de mais de 87 mil pontos de iluminação por tecnologia LED, promovendo uma economia mínima de energia em 49,39%.

O município é o segundo mais populoso do estado de Minas Gerais e uma das 60 cidades mais inteligentes do país, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2019, com destaque para os setores de tecnologia, inovação, meio ambiente, mobilidade e acessibilidade.

Com a realização do projeto, ainda será possível contribuir com a melhora na segurança pública, qualidade de vida dos moradores e reduzir emissões de CO2 com a eficiência energética atingida.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies