A internet para empresas nos dias de hoje é essencial, inclusive em algumas empresas é mais importante do que a telefonia.
Dito isso sabemos da importância e do cuidado que precisamos ter na hora escolher a tecnologia empregada do serviço (banda larga, link dedicado via fibra o antena, etc) e o provedor.
Antes de pensar em contratar precisa responder estas questões:
- Qual é o uso da internet na empresa?
R: Navegar, uso de e-mail? Usa algum serviço como backup ou aplicações como ERP, CRM ou marketing Digital na Cloud? Tem alguma aplicação ou serviços hospedados nos seus servidores?
- Considerando a indisponibilidade da utilização destes serviços que dependem da internet, quanto tempo minha empresa pode ficar sem internet?
R: 2hs, 4hs um dia, ou não posso ficar sem internet.
- Meu Roteador suporta a nova velocidade a contrar? ou tem capacidade de gerenciar 2 links ao mesmo tempo?
R: Esta questão tem que ser respondida com exatidão, porque tanto o roteador ou sua rede wireless por exemplo tem o papel a desenvolver e a tendencia é que se aumenta a velocidade todo conjunto precisa acompanhar. Além disso é necessario saber qual é o consumo atual de seu link e com historico de pelo menos 1 mês.
- Qual é o budget para esta contratação?
R: Nem sempre voce precisa de utilizar todo o budget ou contratar um link dedicado sem saber o uso e a necessidade.
- Qual é a expectativa da empresa após o investimento?
R: Maior velocidade e estabilidade, uso de VPN, melhorar o acesso remoto aos servidores, visualizar as cameras de segurança?
Respondendo estas questões provavelmente que tenha uma visão clara do que precisa. Agora sim o segundo passo é saber quais soluções na minha localidade tem e qual atende melhor a minha empresa.
Para facilitar e ter uma ideia vou citar alguns cenários e as possibilidade com o melhor custo benefício.
Situação comum em uma Pequena Empresa: Utilizamos a internet para tudo, guardamos nossos arquivos Dropbox, nosso e-mail é o office 365. O financeiro usa o Conta Azul e nossa área de Marketing utiliza o CRM Online. Atualmente está tudo lento, e inclusive o wi-fi trava toda hora, isso quando o link de internet para de funcionar por horas.
Necessidade: Precisamos de uma internet estável e rápida. Será que vamos ter que contratar um link dedicado ou trocar somente de operadora.
R: Não necessariamente precisa de link dedicado, até porque também tem downtime, mas tem estratégias mais interessantes como o balanceamento de dois links de internet de provedores diferentes onde a suma dos dois provavelmente seja 1/5 do valor de um link dedicado.
mas para isso para e ser assertivo na sugestão precisamos conhecer sua infraestrutura como roteador, pontos de acesso wifi, quantos computadores tem na rede, qual provedor e velocidade contratada atualmente e se a internet via wifi é apenas para uso corporativo ou também é compartilhada com os visitantes, etc.
Assim que tenha estas informações é necessário medir qual é o consumo real da internet atualmente e a saúde da sua rede interna. Para isso é possível utilizar soluções de monitoramento como o PRTG que é gratuito até 100 sensores que são suficientes para ter uma visão geral da rede e medição do consumo da Internet.
Como podem ver é vital ter um parceiro de Serviços de Ti ou contratar uma consultoria pontual para este tipo desafio. Não se assuste nem toda consultoria é cara, e não se esqueça que se investir em equipamentos ou contratação de um Link sem uma consultoria ou diagnostico assertivo pode ficar todo muito mais caro.