Comece entendendo a nuvem
Como conceito, cloud computing ou computação em nuvem nada mais é do que a utilização da informação e aplicativos disponíveis em datacenters, storages corporativos ou media centers domésticos através de conexões de internet.
Programas e informações de todo tipo são disponibilizadas para os mais diversos fins diariamente, como o acesso e compartilhamento de dados corporativos, armazenamento e distribuição de fotos e filmes, replicação de informações on-line e muito mais. Todo esse conteúdo e ferramentas de trabalho são disponibilizados e compartilhados através de provedores públicos ou privados e formam a internet como conhecemos.
O conceito “cloud” tem como principal mote a liberdade de acesso à informações e disponibilidade de aplicativos através da internet, sem restrições como horário de acesso ou localização do usuário, além de possibilitar acesso através de smartphones, tablets e todo tipo de dispositivo conectado à internet.
Outro ponto a ser destacado é que o armazenamento e processamento de dados acontece em servidores de datacenters e o tráfego ou uso do sistema é tarifado como serviço.
Alguns desses serviços de nuvem estão disponíveis para usuários gratuitamente, como o armazenamento e compartilhamento de dados, bem como a utilização de alguns aplicativos sob demanda, sendo que nesses modelos de negócios os usuários não têm contato com a instalação física ou infraestrutura técnica alocados.
Cloud as a Service?
Serviços de armazenamento e compartilhamento em nuvem estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, por isso dúvidas como “Meus dados estão seguros?”, “A empresa que hospeda minhas informações é confiável?” ou “Esse serviço gratuito é confiável?” ficam sempre martelando em nossas cabeças.
Lembrando do clichê “Não existe almoço gratuito” em algum momento as contas sempre chegam, e das mais diversas formas: Custo de hospedagem, espaço, anti-vírus, firewall, processamento, etc.
Nesse cenário, aliando a pressão contínua por redução de custos e a melhora contínua nos serviços, empresas ou usuários domésticos começam a construir seus próprios cloud servers ou personal cloud storages.
Cloud Storage, Private Cloud em Personal Cloud Storage
O conceito cloud implementado nos novos discos externos e storages com conexão LAN é um recurso interessante para armazenar e compartilhar informações via web, sem custos mensais de provedores, não abrindo mão de segurança e gerenciamento dos dados armazenados.
Com diferencial de custos significativo, o armazenamento em nuvem pessoal ou privado baseado em cloud storages tem cada vez mais adeptos, principalmente pelos custos competitivos, facilidade de implementação e administração, acesso e controle, além do sistema poder estar localizado próximo fisicamente ao administrador do sistema.
Os serviços de nuvem e suas variações de nomenclatura, disponíveis em personal cloud storages ou Cloud NAS, que tem como principal foco entregar serviços de armazenamento e compartilhamento de conteúdo digital pela web da mesma forma que grandes provedores, porém através de sistemas de armazenamento pessoais ou servidores conectados à internet.
Qual o tamanho da minha nuvem?
Serviços em nuvem variam de acordo com cada necessidade, podendo se resumir a um único disco rígido com conexão LAN, com algum sistema de gerenciamento e compartilhamento de informação ou gigantescos datacenters globais, equipados com sistemas caríssimos e equipes especializadas trabalhando 365 dias por ano.
O armazenamento em nuvem pessoal não pode ser complicado, por isso quanto mais simples o gerenciamento, acesso e configuração do sistema, melhor. Nesse cenário, empresas como QNAP, LaCie, Seagate e WD dispõe de ótimas soluções de um único disco para todos os bolsos.
Para usuários mais exigentes, os Cloud NAS de 2 ou mais discos entregam mais em termos de proteção e performance, pois permitem múltiplos HDs e conexões LAN, são mais seguros e dispõe de gerenciamento completo para o sistema.
Aplicações como backup e replicação de dados em nuvem pedem segurança adicional ao sistema, por isso é recomendado pelo menos 2 discos trabalhando. Cloud Storages com 2 ou mais discos permitem arranjos conhecidos como RAID, que possibilitam a gravação do mesmo conteúdo de forma simultânea em diferentes discos, substituição dos HDs defeituosos sem desligar o sistema, além de criptografia de dados, acesso privativo protegido por senha e hierarquia, bem como outros recursos que proporcionam proteção e performance.
Como storages NAS e Cloud Servers podem literalmente chegar a vários petabytes de informação e centenas de discos interligados, atendendo as mais diversas necessidades e orçamentos, sempre é recomendado falar com um especialista antes de comprar.
Publicar e Compartilhar
A criação e propagação de uma nuvem de dados via web requer alguns cuidados. Passos simples ao publicar o conteúdo de um cloud storage através da Internet é sempre bem-vindo, porém cuidados com a correta configuração de segurança e acesso das informações são determinantes para evitar preocupações futuras.
Acesso Seguro
Tecnologia como conexão VPN, acesso protegidos por senha e criptografia são parte integrante dos melhores cloud storages e devem ser configurados corretamente para evitar acesso não autorizado.
Além disso, um bom sistema antivírus também é desejável, uma vez que a troca de arquivos pode ser desastrosa caso haja algum arquivo infectado.
Cloud Multi-Plataforma
Com smartphones, notebooks e tablets cada vez mais presentes em nosso cotidiano, alguns cloud storages permitem operação multi-plataforma, onde dados podem ser acessados, salvos e sincronizados via internet.
Replicação, backup, acesso e sincronização de dados corporativos em tempo real, transmissão de fotos, músicas e filmes armazenados em celulares ou tablets podem ser armazenados diretamente no cloud server, mantendo informações atualizadas e disponíveis instantaneamente.
Qual Cloud Storage Comprar?
Sistemas de compartilhamento em nuvem já são realidade para as mais diversas necessidades e bolsos, onde uma grande variedade de produtos chega ao mercado quase que diariamente. Por isso vale lembrar que uma boa solução de nuvem é formada por hardware atual e confiável, pacote de softwares que complementem compartilhamento, performance e segurança de dados e que o mesmo possua serviços como suporte pré e pós-venda confiável.