Como elaborar um bom plano de backup? Uma boa solução de backup corporativo exige mapear os procedimentos ao armazenar informações, identificando os locais de armazenamento, periodicidade e quais são os possíveis pontos de falha em caso de desastres. Antes de definirmos qual a melhor solução para manter as informações de sua empresa salvas, saiba quais são as situações mais frequentes que podem causar a perda dos dados:
- Sinistros como furto, incêndio ou alagamento
- Falha de equipamentos
- Erro humano, falhas de usuários
- Falhas lógicas, arquivos e partições corrompidos ou deletados
- Falhas na segurança, vírus e invasões
Algumas soluções de backup corporativo podem funcionar bem antecipando possíveis falhas em equipamentos, mas nem sempre estão preparadas contra sinistros ou falha humana. Por isso, um bom plano de backup deve ser elaborado de acordo com o nível de segurança desejado, levando-se em consideração a importância dos dados, o tamanho do investimento e o tipo de cobertura conseguida. Para validar o investimento, vale a regra que quanto maior for o custo gerado caso haja interrupção da operação, maior deverá ser o nível de segurança da solução.
Um plano de backup começa pelo levantamento do cenário
Para elaborar um bom plano de backup para qualquer empresa é necessário realizar um levantamento detalhado do ambiente, mapeando quais dispositivos armazenam as informações necessárias ao negócio. Servidores, computadores, tablets e celulares são os equipamentos mais lembrados, porém alguns tipos de negócio exigem soluções personalizadas, como call centers com centrais telefônicas que gravam automaticamente as ligações ou empresas de geo-localização que precisam manter cópias de coordenadas dos aparelhos GPS.
Após a identificação dos possíveis pontos para backup, o próximo passo é identificar qual o caminho que a informação percorre até chegar ao dispositivo de armazenamento que centralizará o backup e quanto a infraestrutura de TI será impactada com o processo.