Os HD externos USB já fazem parte de nosso cotidiano. Diversos fabricantes como Samsung, Seagate, WD e LaCie tem disponibilizado uma grande variedade de modelos, com capacidades e recursos impressionantes. Difícil fugir dos preços competitivos e da promessa de ter os dados protegidos. Mas será que manter nosso backup em HD externo é realmente seguro?
Entendendo o problema
Todos sabemos que nossos computadores e servidores geralmente possuem uma área interna de armazenamento, seja um hard disk ou algum tipo de memória. Esses discos são uma espécie de extensão da memória principal do computador, que armazenam e mantém nossos aplicativos e dados sempre disponíveis. Assim como nos computadores, nossos HDs externos também possuem um ou mais hard disks internos em funcionamento.
Com o passar do tempo, a quantidade de dados gravados nos discos aumentam, assim como o valor do nosso acervo digital de informações. Nesse ponto surge a necessidade de ter e manter uma ou mais cópias de segurança de nossas informações fora do sistema de todos nossos arquivos, sejam eles programas, fotos, filmes ou documentos corporativos.
Hard disks falham
Apesar de confiáveis, todos hard disks, internos ou externos, SEMPRE falham. O que poucos usuários sabem é que discos rígidos são equipamentos eletrônicos que possuem partes internas mecânicas que sofrem desgaste com o uso, por isso possuem um tempo de vida útil. Como esses discos são acionados toda vez que o computador é ligado, a tendência é que em algum momento os mesmos parem de funcionar sem nenhum aviso prévio. Outra informação pertinente sobre o assunto é que recuperar dados de um HD que apresentou problemas é caro, toma tempo e nem sempre é possível.