Início » Quais são os principais riscos ao armazenar dados na nuvem?

Quais são os principais riscos ao armazenar dados na nuvem?

por webmaster

Armazenamento em nuvem - principais riscos

 

Armazenar dados na nuvem apresenta algum tipo de risco? Os serviços para armazenar dados em nuvem estão em alta. Aplicações em nuvem como armazenamento e backup geralmente representam flexibilidade, colaboração e capacidade de expansão, porém também acompanham contrapontos que podem colocar em risco as operações de seus usuários. Abaixo listaremos alguns riscos que devem ser analisados antes de se adotar qualquer solução cloud.

 

1- Dados na nuvem significa que alguém mais terá seus dados

De forma geral, fazer upload ou replicar dados na nuvem significa simplesmente gravar dados em servidores de outra empresa. Apesar de qualquer outro discurso, é isso que realmente acontece. Claro que empresas sérias de armazenamento em nuvem possuem diversos protocolos de segurança em vigor para proteger as informações armazenadas e, mesmo que haja um ataque feito por hackers ou algum mandado do governo exigindo que os dados sejam entregues, na maioria dos casos suas informações permanecerão seguras e protegidas.

 

2- Suporte técnico deficiente ou inexistente

Seja em sua infraestrutura de TI ou na contratação de qualquer serviço de nuvem, imprevistos sempre farão parte do cotidiano. Por isso um bom time de suporte técnico sempre é indispensável. Grandes empresas geralmente sofrem com a rotatividade de seus times de suporte técnico, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Nesses casos, times internos sempre entregarão níveis menores de downtime, principalmente devido ao menor turnover, maior familiaridade ao próprio ambiente e das ferramentas mais utilizadas.

 

3- O mesmo ambiente é compartilhado por milhares de contas

Embora seus dados da nuvem não sejam compartilhados, as instalações físicas (datacenters) em que os mesmos estão hospedados são. Mesmo que sua empresa tome todas as medidas de segurança possíveis, sempre haverá chance de que arquivos maliciosos enviados para o mesmo servidor onde seus dados estão hospedados também possam infectá-lo ou impactar suas operações de alguma forma.

Mesmo empresas de porte global falham em manter hardware e software sempre atualizados. Por isso, se essa preocupação existe, atualmente é relativamente simples considerar a criação e configuração uma nuvem privada de dados interna através da compra de um NAS.

 

4- Interrupções

Problemas de hardware acontecem. Mesmo em ambientes de alta disponibilidade, esporadicamente você poderá se deparar com alguma interrupção nos serviços de nuvem contratados. Falhas nos servidores, storages, erros humanos, malwares, invasões ou atualizações de hardware / software sempre podem causar danos colaterais não previstos.

Alguns serviços de armazenamento em nuvem possuem recursos de segurança adicionais que podem ser contratados para evitar a perda de dados, porém interrupções podem acontecer a qualquer momento, mesmo em infraestruturas de TI sem histórico prévio de problemas.

 

5- Cibercrimes

Ataques como o ocasionado pelo ransomware WannaCry continuam fazendo parte de nossa lista de preocupações com segurança. Uma simples vulnerabilidade descoberta no sistema operacional pode causar grandes estragos em milhares de servidores simultaneamente, prejudicando milhões de empresas e usuários.

Mesmo que um provedor de nuvem ofereça criptografia, possua uma robusta política de segurança e privacidade, não registre dados e mantenha a equipe interna longe das senhas de seus consumidores, cada empresa possui diferentes políticas de atualização para o hardware e software de seu parque instalado.

 

6- Vigilância governamental

Na era digital os governos estão cada vez mais empenhados em verificar o que empresas e cidadãos estão fazendo on-line. Não é raro provedores de serviços em nuvem serem intimados a entregar dados de seus usuários por qualquer razão oficial. Alguns desses atos são verdadeiras violações de privacidade, porém brigar com o governo nunca é uma boa ideia. Nenhuma medida de segurança adotada por qualquer empresa pode igualar o poder de um mandado governamental.

 

7- Propriedade de dados

Embora você acredite que armazenar seus dados na nuvem não afeta seu direito de propriedade, vários advogados não pensam dessa maneira. Apesar dessa discussão acontecer principalmente no mercado americano, sempre vale a pena conferir o contrato de licença antes de adquirir esse tipo de serviço.

Por tratar-se de uma discussão não ainda regulamentada em diversos países, somente poucos legisladores entendem dessas novas tecnologias e muitas vezes não tem respostas formadas sobre questões relacionadas ao tema.

 

8- Falta de regulamentação

Outro ponto importante é que não ainda não existe regulamentação clara sobre o armazenamento de dados na nuvem. O que vale para o Brasil não vale para outros países e, como nossos dados passeiam entre datacenters ao redor do mundo, chegar a um consenso sobre o assunto é muito difícil. Sabendo disso, algumas empresas dessa área podem fazer o que quiserem com nossos dados, sendo que vários desses serviços parecem existir apenas para lucrar com a exploração do uso de nossos dados indiscriminadamente.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade e Cookies