Hackers e outros usuários mal intencionados estão modernizando suas tecnologias de invasão e encriptação de dados. Um das formas comuns de ameaças digitais são os malwares conhecidos como Ransomware, onde o invasor toma posse dos dados de um usuário e os codifica, deixando-os impossíveis de serem acessados ou modificados. Para que o dono dos arquivos recupere-os, o hacker cobra uma “taxa de resgate”, onde o pagamento pode ser feito por moedas virtuais.
Infelizmente, muitos usuários só detectam um ataque de Ransomware após ele ter acontecido. Por isso, para proteger suas informações contra esse tipo de ameaça, a melhor forma é a prevenção. Uma vez identificada a presença do malware, o próximo passo a ser tomado é descobrir qual é a melhor maneira de remover o vírus. Confira as dicas que separamos.
Restaurar seus arquivos através do Backup
A maneira mais eficaz de remover o Ransomware é reformatar o sistema e restaurar todos os arquivos através de um backup feito anteriormente. Desta forma você remove com sucesso o malware sem ter que gastar dinheiro com o resgate para ter seus dados de volta. Essa é a forma mais indicada por especialistas, pois não depende de hackers para que seu ambiente volte a funcionar.
Um sistema profissional de armazenamento como um storage NAS garante o acesso rápido e seguro aos que eventualmente sejam arquivos corrompidos em caso de ataque.Os storages NAS Synology possuem recursos para fazer backup bare metal de diversos computadores, diminuindo o tempo de inatividade caso seja necessária a restauração de um sistema.
Snapshot: Ponto de restauração de dados
Snapshots são retratos instantâneos do seu sistema que são armazenados para restaurar o ambiente de um ponto específico no tempo. Utilizado geralmente quando ocorre uma falha, ataque ou erro no sistema, o snapshot é um tipo de uma fotografia do sistema tirado antes do imprevisto. Lembrando que o recurso de Snapshot não deve ser tratado como solução de backup e que a maneira mais efetiva de garantir o acesso a todos os dados é associá-lo ao sistema de backup.
Para saber mais sobre Snapshot acesse nosso artigo O que é Snapshot?
Replicação Remota: Seus dados em mais de um dispositivo
Com o recurso de replicação remota seus dados estarão protegidos em caso de desastre. Nesse caso, o storage de produção faz a replicação dos dados para outro equipamento, instalado em outro endereço, através de um recurso nativo e sem a necessidade de outros softwares. Essa replicação oferece proteção contra sinistros como furto, incêndio, alagamento e contra o temido Ransomware. Além de proteger os seus dados em caso de algum desastre, ela também é um processo contínuo, sem interrupções e que pode criar diferentes pontos de recuperação de dados.
Agora que indicamos como se proteger ou remover o vírus Ransomware no seu computador, o próximo passo é evitar que o incidente aconteça novamente. Evitar o Ransomware é simples, porém exige cuidados contínuos, Confira nossa linha de equipamentos QNAP indicados para manter seus dados seguros que nossa equipe separou para você.
3 equipamentos da QNAP que protege seus dados contra o Ransomware
O Ransomware certamente continuará a ser atualizado e utilizado por hackers nos próximos anos para obter dinheiro de forma ilegal. Por isso, a melhor forma de manter essa ameaça longe é atualizar todos os usuários sobre dicas de segurança e backup das informações. Essas providências com certeza diminuirão a chance de sua residência ou empresa ser vítima de algum tipo de ransomware no futuro. Somos especialistas em equipamentos de backup e representamos marcas como Seagate, Qnap, Synology e Infortrend. Traga seu projeto e tire suas dúvidas, teremos prazer em ajudá-lo.