Ciberameaças: Dicas para detectar e se prevenir
Com o crescente aumento do uso da tecnologia, também não é mais possível imaginar uma empresa que não tenha equipamentos e sistemas ligados à rede.
Com este cenário estabelecido, vários problemas começam a surgir, entre eles os ciberataques. Um grande exemplo são os vírus chamados ransomware, que invadem sistemas completos e sequestram dados exigindo grandes quantias para o resgate.
Porém uma vez que os dados são roubados, a chance de recupera-los, mesmo pagando, é mínima.
Por este motivo, é preciso fechar a porta antes que o ladrão entre.
Conheça 7 passos para detectar e se prevenir contra essas ciberameaças:
1º procure vulnerabilidades
Sempre faça um diagnóstico completo dos riscos e vulnerabilidades do seu negócio. Várias empresas são especializadas em fazer ataques controlados a empresas para identificar possíveis brechas.
Uma vez que os gestores conhecerem as vulnerabilidades, se prevenir contra as ciberameaças será bem mais fácil e prática.
2º implemente tecnologias novas
Mesmo encontrando brechas e resolvendo-as, é preciso implementar tecnologias modernas em sua empresa.
Equipamentos antigos ou de segunda mão, podem ao invés de ajudar, criar outras brechas para ataques.
Utilize softwares novos e de marcas que investem constantemente em novas atualizações de segurança.
3º atualize as tecnologias
Não basta escolher ótimos equipamentos e sistemas, é preciso atualiza-los sempre. Seja um Firewall, antivírus ou até o sistema operacional do computador.
Atualize todos os sistemas utilizados no ambiente interno da empresa.
4º use sistemas que detectam tentativas de ataques
A maioria das tentativas de ataques deixam rastros. Falhas, bugs, acessos estranhos a rede, ou base de dados: tudo isso pode ser identificado com antecedência. Isso desde que sua empresa invista em um sistema de detecção de falhas e ameaças.
Alguns Firewalls fazem essa detecção automática, entre eles o Draytek.
5º tenha vários métodos de autenticação
Nossas vidas são cheias de senhas, senha de banco, celular, e-mail, redes sociais, sistemas na empresa entre outras. É muito comum as pessoas usarem as mesmas senhas para várias plataformas, imagine que o computador pessoal do seu funcionário é invadido e suas senhas roubadas?
Agora, imagine ainda que ele use a senha de algum sistema da empresa para uma plataforma pessoal? Essa é a melhor oportunidade para um hacker invadir sua rede.
Por este motivo é preciso utilizar a autenticação em dois fatores. Esse tipo de autentificarão é utilizada por bancos, redes sociais e e-mails. Seja feita por SMS, geradores automáticos de senhas ou tokens.
6º utilize soluções cloud
Muitas empresas ainda possuem receio de migrar seus dados para a nuvem. Isso por que a maioria dos gestores não estão familiarizados com as soluções cloud.
Atualmente as soluções na Nuvem, são as mais avançadas quando o assunto é segurança e proteção de dados.
Uma das grandes vantagens das soluções de Cloud Computing é que a empresa contratada é que será responsável pela segurança dos dados. Caberá a ela atualizar, monitorar e gerenciar o sistema.
A empresa contratante terá apenas que conferir quais serão os equipamentos utilizados e se atenderão as necessidades da empresa. Caso algo ocorra com os dados da empresa, a contratante mediante contrato deverá cobrar soluções da contratada e de acordo com o contrato, a empresa contratada terá que ressarcir monetariamente a contratante.
7° utilize um bom antivírus e firewall corporativo
Há uma gama de antivírus corporativos no mercado, então, escolher um não é tarefa fácil. Porque quando se trata de segurança corporativa, um simples erro pode ser fatal.
A mesma coisa para Firewall, ele é indispensável para médias e grandes empresas. Será ele que irá defender a sua rede contra ciberameaças.
Na hora de escolher, o melhor é contar com um profissional de Ti com larga experiência em cibersegurança.
Assim sendo, me dia então: sua empresa está totalmente protegida contra ataques hackers?
Ora, ora, ora… nós oferecemos Consultoria de TI GRATUITA para toda a Capital e Região Metropolitana de São Paulo.