Fazer um sistema de CFTV não é tarefa fácil. O profissional precisará fazer algumas visitas técnicas até o local para avaliar e colocar no papel como o projeto será desenvolvido.
O cliente por sua vez, ficará ansioso para saber como o projeto será desenvolvido, quantas câmeras serão colocadas e qual o valor total.
Mas algumas perguntas precisam ser respondidas antes de sair colocando câmeras em todo o ambiente.
Confira os 6 passos para fazer a implantação de um circuito de CFTV:
1º qual o objetivo das câmeras
Quais os objetivos da instalação das câmeras? Monitoramento de acesso, controle do ambiente, proteção dos ativos entre outros.
Esse primeiro passo é o mais importante, pois a partir dele todo o escopo do projeto será desenhado.
2º onde as câmeras ficarão?
Nesse passo o cliente ajudará o profissional do projeto há saber exatamente onde as câmeras serão posicionadas. Cabe ao profissional oferecer dicas e informações para o cliente, para que ele entenda como serão feitas as gravações.
Por exemplo: caso o cliente queira monitorar a fachada da sua casa a empresa, o ideal seria colocar duas câmeras, uma do lado esquerdo e outra do lado direito. Isso por que com apenas uma alguém poderá cobri-la através do ponto cego.
Essa informação precisa chegar claramente ao cliente, caso ele se pergunte: Por que não utilizar apenas uma?
3º espaço utilizado e infraestrutura de redes
É preciso fazer um levantamento de todo o espaço e verificar a rede local.
Caso o local possua uma rede em funcionamento, será analisado se essa rede será suficiente para manter todo o sistema em funcionamento.
4º implantação
Após todos os dados serem levantados chega a hora da implantação. É nesse momento que os equipamentos serão comprados instalados.
Com as câmeras e DVRs instalados, chega a hora de efetuar os testes e melhorar os posicionamentos, caso seja necessário.
5º gerenciamento
Mesmo com tudo funcionando, o projeto não estará terminado. Faltará especificar quem irá gerenciar os equipamentos. Será o próprio cliente? Uma empresa de segurança terceirizada ou interna? Ou será a empresa que implantou as câmeras?
Em todos os casos, a empresa que implantou o projeto terá o bom senso de treinar os usuários, caso eles não estejam familiarizados com o sistema de CFTV.
6º garantia
Todo equipamento sofre desgaste ao decorrer do tempo, e quando isso ocorrer como ficará o cliente? Haverá garantia? A empresa que implantou o projeto irá efetuar manutenções preventivas e regulares?
Isso deve estar explicito no contrato, para que não haja problemas futuros.
Sua empresa possui um sistema de CFTV ou pensa em colocar um? Agende uma Visita Técnica.
Você sabia que até sistemas de CFTV podem ser hackeados? Baixe o ebook gratuitamente e se proteja contra ataques de hackers: aqui