Os ciberataques cresceram mais de 44% no Brasil neste ano. Esse é um dado preocupante tendo em vista que as maiores vítimas são as empresas.
Infelizmente a maioria das empresas não colocam em prática nenhum procedimento para evitar que esse tipo de problema.
Grandes empresas da Europa, Estados Unidos e América Latina sofreram ataques este ano. Muita delas não recuperaram os dados e as que recuperaram, tiveram que desembolsar uma grande quantia em dinheiro.
Confira a seguir, quais os métodos indicados por especialistas para a prevenção contra ciberataques.
E-mails, aplicativos e Websites
Para contaminar os computador e a rede de empresa não é preciso muito esforço, basta o usuário clicar em um link malicioso dentro de um e-mail ou instalar programas ou aplicativos de terceiros que estejam infectados para que o inferno reine dentro da corporação.
É preciso muita atenção por parte dos colaboradores ao abrir e-mails ou fazer downloads de arquivos. Por este motivo a empresa precisa investir em um código de conduta de rede, e ensinar os funcionários procedimentos de segurança.
Além disso, é ideal bloquear alguns tipos de sites, e realizar modificações no computador que possam impedir que dispositivos de terceiros sejam conectados ao terminal. Esses procedimentos podem ser realizados através de um Firewall ou Antivírus, a revogação dos privilégios de administrador do usuário também é indicado.
Você já fez seu Backup hoje?
Sem dúvida o maior descuido das empresas e não fazer o Backup dos seus dados.
No caso de um ataque “ransomware”, que faz o bloqueio dos arquivos até o pagamento, caso a empresa não tenha um backup com todos os dados atualizados, ela ficará a mercê dos hackers. Ou paga, ou nunca mais verá os dados.
O backup ideal precisa ser feito em um sistema completamente separado, e sem conexão com a rede.
Algumas corporações optam por servidores externos que não são afetados em caso de ataques. Pequenas e médias empresas costumam utilizar o Storage, um equipamento de armazenamento de baixo custo.
Mantenha softwares atualizados
Todos as empresas desenvolvedoras de softwares profissionais, especialmente os corporativos, estão ao todo momento investindo em atualizações de segurança. Cabe a sua empresa atualizar constantemente os seus sistemas, blindando assim qualquer brecha de segurança.
A equipe de TI da empresa precisa estar atenta, atualizando todos os computadores da empresa e auxiliando os colaboradores.
Use antivírus e Firewall
A lista de antivírus corporativos é imensa: Kaspersky, Bitdefender, McAfee Plus, Avira, Avast, AVG e etc. Cabe aos profissionais de TI da empresa escolherem o que mais se adequa ao bolso da empresa. Mas cuidado, existem muitas soluções de antivirus gratuitos, contudo, tais soluções não oferecem suporte ou qualquer tipo de ajuda em caso de problemas, sem contar que soluções pagas tendem a receber mais recursos que as gratuitas.
Utilizando em conjunto com um Firewall, a sua empresa poderá bloquear ataques externos, além de monitorar e controlar as páginas acessadas pelos colaboradores. Lembre-se, muitos dos problemas de uma empresa, são ocasionados por colaboradores de sua própria empresa.
Não pague
Alguns especialistas sugerem que a empresa não pague para ter os dados de volta, pois isso poderia encorajar novos ataques. Também não se tem garantias de que todos os arquivos serão recuperados.
Assim sendo, é melhor prevenir do que remediar os ciberataques!
E a sua empresa? Utiliza algum desses procedimentos para evitar os ataques? Conte-os para nós! 🙂