A tecnologia se tornou fundamental para o sucesso dos negócios. Além de auxiliar os funcionários em suas funções e criar eficiências para as operações internas, também é essencial para oferecer soluções voltadas ao cliente. Como resultado, as necessidades de segurança cibernética também estão mudando rapidamente.
Uma pesquisa recente da Accenture relata que o cibercrime custou às organizações uma média de 13 milhões de dólares em 2018, um aumento de 12% em relação ao ano anterior. Prevê-se que os custos de ataques cibernéticos e violações de dados aumentem nos próximos anos.
Nesse contexto, é crucial que as empresas modernas invistam em segurança da informação. Confira, neste artigo, 5 aspectos importantes a serem avaliados sobre esse aspecto.
1. Backup de dados
O backup é uma das práticas mais recomendadas em segurança cibernética. É essencial que toda organização tenha um backup completo de todos os dados necessários, de informações confidenciais do nível mais básico ao mais alto.
A frequência do backup depende da natureza do negócio. Algumas empresas podem exigir backup de dados em tempo real, algumas diariamente. Se a sua empresa lida principalmente com arquivos simples, considere usar o armazenamento de dados na nuvem para fazer backup.
2. Atualização de softwares
Outro aspecto muito importante a ser avaliado é manter seus softwares atualizados, pois isso é essencial para a segurança cibernética.
Hackers e cibercriminosos continuam procurando vulnerabilidades de software para controlar os dados, roubar informações importantes ou criptografar seus arquivos para exigir dinheiro.
As atualizações de software corrigem as falhas de segurança para manter os hackers afastados. Você não deve apenas atualizar os aplicativos de software instalados em seu escritório, mas também garantir que seus funcionários remotos o façam.
Portanto, da próxima vez, sempre que vir um lembrete de atualização de software, nunca clique em “lembrar mais tarde”.
3. Treinamento para os funcionários
Os funcionários são a principal fonte de dados vazados, perdidos e roubados. Em muitos casos, a segurança é comprometida sem o conhecimento, devido à falta de treinamento do usuário. Todos os funcionários devem ser treinados para os sistemas que estão usando, com foco na funcionalidade e nas melhores práticas de segurança.
Essa abordagem pode ajudar a reduzir significativamente o risco de perda de dados e acesso externo. Os usuários devem conhecer o básico, como identificar golpes de phishing e criar senhas fortes, e também devem receber treinamento direcionado para os aplicativos e sistemas que estão autorizados a usar.
4. Proteção de computadores e redes contra-ataques cibernéticos
Mantenha as máquinas limpas: ter o mais recente software de segurança, navegador da web e sistema operacional são as melhores defesas contra vírus, malware e outras ameaças online.
Defina o software antivírus para executar uma verificação após cada atualização e, como dissemos, instale outras atualizações importantes de software assim que estiverem disponíveis.
5. Criptografia de dados
A criptografia forte pode impedir que os dados sejam visualizados ou usados, mesmo que sejam obtidos por uma parte mal-intencionada. Os dados devem ser criptografados sempre que possível, principalmente se estiverem sendo transferidos pela Internet ou por qualquer rede compartilhada. Os backups e as estações de trabalho também devem ser criptografados para fornecer a máxima proteção possível.
É importante ressaltar que aprimorar a postura de segurança cibernética na sua empresa, aumentando sua resiliência cibernética, é a maneira mais óbvia de reduzir o risco de se tornar vítima de ataques bem-sucedidos às informações corporativos. Isso, por sua vez, ajuda a proteger e melhorar os resultados da sua empresa, evitando os custos resultantes de ataques e violações de dados.
Por fim, aumentar sua postura de segurança da informação — e comunicar como você o fez — ajuda a aumentar a confiança do cliente, o que se traduz em aumento de negócios e receita. Essa mudança de mentalidade fornece à sua empresa uma nova abordagem estratégica para aumentar a lucratividade e não apenas reduzir custos.