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14 dicas para ser um gerente de TI de sucesso

por webmaster

A área de TI é, modernamente, fundamental na maior parte das empresas. Ela deixou de ser somente um setor específico para se tornar um departamento compartilhado que interfere em praticamente todos os outros setores da organização, contribuindo bastante para a tomada de decisões do gestor da empresa.

Dessa forma, o gerente de TI precisa desenvolver suas habilidades para garantir um melhor desempenho e dar à empresa a oportunidade de usufruir de todos os benefícios que a TI oferece.

Como o mercado está muito competitivo, os mínimos detalhes são essenciais para garantir a qualidade em seu serviço e atrair novos clientes.

Por isso, este post vai ajudá-lo a se tornar um profissional melhor. Veja a seguir 14 dicas para que você seja um gerente de TI de sucesso:

1. Seja flexível

O gerente de TI só terá êxito em sua profissão se acompanhar o ritmo da própria Tecnologia da Informação. A TI é uma área bastante flexível, que evolui conforme as novas descobertas e as novas necessidades humanas vão exigindo com o passar do tempo.

O gerente deve, portanto, se adaptar às transformações e à cultura organizacional da empresa, buscando todas as soluções viáveis para resolver problemas e evitar que eles causem impactos maiores na organização.

Talvez, você precise mesmo modificar horários de trabalho, exercendo atividades extras ou em ocasiões atípicas. Procure ser flexível inclusive com seus colaboradores, sabendo exigir deles, mas respeitando imprevistos e tolerando algumas falhas.

 

2. Converse com sua equipe

Como gerente de TI, você está assumindo um cargo de liderança, e uma das características mais importantes de um líder é a capacidade de dialogar e escutar sua equipe.

Sem a comunicação não há troca de informações e todos os objetivos são colocados em risco.

O líder só existe porque existem pessoas e atividades para liderar — sozinho, ele não é praticamente nada. E liderar não significa dar ordens só para mostrar que tem poder. Liderar é ter capacidade de organizar as operações, de saber canalizar o potencial dos colaboradores de forma que eles façam exatamente aquilo que a empresa espera deles.

A opinião de sua equipe é muito importante. Você pode aprender com eles e aperfeiçoar-se, corrigindo seus próprios erros. Conversando, você identifica os pontos fortes e fracos dos profissionais, o que ajuda na redistribuição de tarefas se for necessário.

Entender os problemas e desejos de sua equipe te ajudará a organizar melhor seu próprio trabalho.

 

3. Atualize-se sempre para não ficar ultrapassado

A tecnologia não para de evoluir. Antes mesmo das pessoas se ajustarem a uma novidade tecnológica, outra inovação, ainda mais eficiente, é lançada no mercado.

O bom gerente de TI deve acompanhar essas mudanças, sempre que possível, no ritmo em que elas acontecem. Na verdade, ele próprio deve contribuir para essas transformações.

É claro que, muitas vezes, o profissional fica tão ocupado que não tem tempo de se informar de tudo que acontece na sua área.

Mas é sempre bom tirar alguns minutos para ficar a par das modificações. Com o acesso à internet, essa atualização fica mais fácil. Em uma rápida pesquisa, é possível descobrir artigos e vídeos que são populares no mundo digital.

Também é conveniente fazer novos cursos, adquirir especializações e ampliar conhecimentos. A atividade é dinâmica, de sorte que o gerente de TI também deva acompanhar essa vitalidade a fim de executar bons trabalhos.

Atualizar-se é uma prova de que você está apto a oferecer para sua empresa o que há de melhor em Tecnologia da Informação, as melhores metodologias de gestão e análise de dados, os melhores softwares, os melhores sistemas de segurança e assim por diante.

 

4. Promova a integração entre todos

O gerente de TI só terá êxito se integrar sua área aos outros setores da empresa. Na verdade, essa integração é uma necessidade, senão seu trabalho não vai oferecer os resultados que a empresa precisa.

O setor de TI não pode ser um espaço fechado e inacessível, precisa compartilhar informações com todos os profissionais que ocupam os outros setores da empresa. E todos os setores, em conjunto, precisam trabalhar para atingir os objetivos da organização.

Lembre que o setor de TI não é um fim em si mesmo, ele existe para atender as necessidades de uma entidade maior e mais complexa. Ele é uma parte de um todo, não pode funcionar sozinho.

A própria tecnologia pode contribuir para essa integração entre os setores e o gerente de TI deve se esforçar para usar, implantar e desenvolver ferramentas ainda mais eficientes de integração.

 

5. Faça uma gestão apropriada dos sistemas internos

Claro que o gerente de TI precisa ter capacidade para gerenciar os sistemas operacionais, os bancos de dados e todos os sistemas implantados na empresa. Ele precisa garantir o funcionamento das ferramentas internas de TI.

Para realizar esse gerenciamento com eficiência, o gerente de TI deve analisar os indicadores de desempenho e realizar um estudo minucioso do tráfego das informações.

A atitude proativa é uma característica que ele deve apresentar.

Por exemplo, ele poderá propor soluções (expansão da rede, troca de certos equipamentos) antes que a rede interna apresente problemas de instabilidade.

 

6. Reconheça a necessidade da terceirização ou delegação de tarefas

Admita que você tem seus próprios limites e, quando sentir que não está preparado para desempenhar determinada tarefa ou quando perceber que a estrutura do setor ou da empresa não é suficiente para determinado projeto, terceirize.

A terceirização é uma prática comum em qualquer empresa e qualquer setor. Ajuda a reduzir custos e a aumentar a eficiência do trabalho, oferecendo geralmente melhores resultados.

Da mesma forma, se estiver muito sobrecarregado ou sentir que algum colaborador está mais preparado para desenvolver uma atividade, saiba delegar.

Não delegue sem critérios ou com tirania. Escolha bem o profissional e escute o que ele tem a dizer, pois talvez ele não se sinta apto para uma dada tarefa.

 

7. Tenha visão estratégica e evite as decisões intuitivas

O gerente de TI precisa trabalhar com uma visão estratégica, avaliando o futuro, medindo os resultados, comparando os dados, analisando o ciclo de vida de cada informação, coordenando os projetos com competência e tecnologia adequada.

Trabalhando em uma área que preza, acima de tudo, a exatidão dos dados, o gerente de TI de sucesso deve saber a importância de tomar decisões, fundamentando-se em dados e indicadores precisos e confiáveis.

A gestão baseada somente na intuição é coisa do passado e envolve riscos desnecessários — principalmente, para quem atua no setor de TI.

 

8. Domine outros idiomas

O inglês já deixou de ser uma língua especial e tornou-se necessária e obrigatória, pois é o idioma utilizado em reuniões, livros e documentos em vários setores, e não poderia ser diferente para a Tecnologia da Informação.

Atualmente, não há mais espaço para desculpas sobre não ter o inglês fluente. Aqueles que não dominam a língua perdem espaço para os seus concorrentes. Portanto, faça de tudo para manter o seu conhecimento em inglês atualizado.

Por mais que você já seja fluente, sempre leia artigos e participe de fóruns de discussão em inglês. Com isso, você aprimora o seu vocabulário e conhece novas expressões.

Não se esqueça também de aprender uma outra língua, como o espanhol, o alemão ou o francês. Ter um segundo idioma é um diferencial que o ajuda a aproveitar novas oportunidades de emprego. Isso também mostra que você é uma pessoa que está sempre buscando novos conhecimentos e outras formas de aprimorar o seu currículo.

 

9. Monitore resultados

A Terceira Lei de Newton diz que toda ação tem uma reação. Por mais que ela pareça simples, ela também é aplicada no dia a dia de um gerente de TI. Qualquer software utilizado ou negociação realizada gera resultados para a sua gestão, sejam eles positivos ou negativos.

De qualquer forma, é essencial analisá-los. Quando eles forem positivos, veja como é possível melhorar ainda mais. Caso você encontre erros ou não obtenha aquilo que deseja, determine o que pode ser mudado.

Essa atitude permite que você solucione problemas antes que eles cresçam e causem danos maiores ao funcionamento da empresa.

 

10. Monte uma boa equipe

As decisões que um gerente de TI toma garantem o sucesso da gestão. Mas tentar trabalhar sozinho é uma péssima ideia e traz consequências ruins para o negócio.

Formar uma equipe competente e que saiba resolver problemas por conta própria é a melhor atitude nessas horas. Com isso, você não precisa se preocupar com questões menores e pode focar a sua atenção em outras atividades.

Além disso, profissionais capacitados se engajam com mais facilidade e mostram resultados positivos em um menor espaço de tempo. Então faça uma pesquisa de mercado e encontre os melhores colaboradores. Caso você não os encontre, não desanime.

Ainda é possível realizar treinamentos com a sua equipe atual para difundir conhecimentos e mostrar a importância de todos para o sucesso do negócio.

 

11. Faça networking

Ser bem relacionado é uma questão primordial para um gerente de TI. Ao conhecer os melhores profissionais do mercado, ele mantém contato direto com as novidades existentes.

Além disso, ele pode receber indicações e ganhar mais notoriedade com os consumidores. Portanto, participe de palestras e eventos desse setor.

 

12. Procure relaxar

A atividade de gerência requer muito conhecimento e jogo de cintura, não é mesmo? Porém a pressão por melhores resultados pode desestabilizar um profissional muito competente, e você precisa evitar isso a todo custo. Quanto mais estresse você acumula, pior é o seu desempenho no trabalho.

É essencial que você aproveite as suas folgas para relaxar e fugir do estresse. Nunca deixe de lado suas questões pessoais, elas garantem o equilíbrio em seus pensamentos e dão mais fôlego para superar os obstáculos em sua carreira.

Quando isso não acontece, você não se sente motivado e só vê empecilhos em trabalhar.

Saiba aproveitar as horas vagas e faça alguma atividade fora de sua área de atuação. Aprenda a tocar um novo instrumento, faça um curso de línguas, coloque em práticas seus dons culinários ou até mesmo assista a um filme ou seriado.

Lembre-se também de sempre planejar férias e passeios com amigos e familiares. Esses momentos, por mais simples que sejam, mostram que a vida não é feita apenas de relatórios e reuniões.

 

13. Cuide da sua saúde

Antes de prosseguir, responda a seguinte pergunta: qual foi a última vez que você foi ao médico para fazer um check-up? Infelizmente, muitos profissionais não cuidam da saúde e acabam se metendo em maus lençóis.

Isso acontece, pois o estresse e outras doenças acabam virando problemas maiores e afetam todo o funcionamento do corpo. Desse modo, faça uma visita ao seu médico e veja qual é o status da sua saúde.

Ainda sobre esse assunto, é fundamental também realizar atividades físicas para relaxar e esquecer um pouco do trabalho. As famosas endorfinas nos ajudam a aliviar dores, desenvolver a memória, melhorar o humor e aumentar a concentração.

Esses benefícios aprimoram a performance de um gerente de TI de sucesso em todas as questões de sua vida, sejam elas pessoais ou profissionais.

 

14. Seja um bom exemplo

Um gerente de TI precisa ter várias qualidades, e ser um líder é umas de suas principais características. Mas atingir esse nível não é uma tarefa fácil. É necessário muito esforço e dedicação para motivar e gerenciar funcionários.

Por isso, seja firme em suas decisões e domine o setor em que você atua. Entretanto, não pense que você é um ser perfeito e que não comete falhas.

Sempre que se deparar com algum equívoco, admita o seu erro e análise a situação para encontrar as suas causas. Assim, você consegue evitá-las no futuro e mostra que todos podem ter uma segunda chance.

A rotina de trabalho de um gerente de TI de sucesso é muito corrida e atarefada. Tomar decisões eficientes, acompanhar as tendências do mercado e utilizar novas tecnologias são apenas alguns dos principais requisitos para um bom desempenho nessa área.

Além do mais, é essencial contar com bons parceiros para terceirizar atividades. Nessas horas, é válido fazer uma pesquisa de mercado para encontrar uma empresa que oferece soluções adequadas as suas necessidades, com um bom custo-benefício e que aumenta a produtividade.

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